Total de visualizações de página

domingo, 25 de novembro de 2018

EM CONSTRUÇÃO 129 ANOS DE BRASIL REPUBLICANO ....

129 ANOS DE BRASIL REPUBLICANO:
DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS?
*Dr. Gilberto Martins Borges Filho
**João Maciel R. S. Silva

*Pesquisa e texto
**Revisão e copy-desk




Nesta quinta-feira, o Brasil comemora 129 anos de República. Aproveitamos o ensejo para uma reflexão sobre como percebemos certos fatos históricos, atuais e suas respectivas interpretações e para o avanço democrático no país, sem pretensão de se esgotar o assunto.

Com relação ao primeiro momento histórico inicial, o Brasil não foi descoberto nem “achado”, pois isto significa não reconhecer que, naquele momento, a “terra brasilis” já era habitada por povos e nações indígenas que tiveram um relacionamento trágico com seus colonizadores (perseguidos e expulsos de suas próprias terras, quando não morriam de doenças trazidas pelos algozes).
Procuravam eles mão-de-obra barata para as monoculturas da cana-de-açúcar e do café. E, somente a encontram, de forma decisiva, na forma de mão
de obra escrava. Sobre isso descreveu Castro Alves, em seu “Navio
Negreiro”: Era um sonho dantesco... Com tudo sob seu jugo, os inimigos mais ameaçadores só vinham agora do exterior: os holandeses, os franceses e os corsários. E, foi justamente na luta contra os holandeses que surgiram no Brasil os primeiros lampejos do sentimento de brasilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário